27.4.09

Centro de formação em Economia Solidária é lançado amanhã em Cuiabá

Fortalecer potencial de empreendedores para inclusão social e sustentabilidade econômica são metas do Centro.

Por Fernanda Quevedo

Será lançado amanhã em Cuiabá o Centro de Formação em Economia Solidária. O lançamento acontece a partir das 15 horas, na sede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso – SINTEP. Os Centros de Formação em Economia Solidária fazem parte das estratégias da Política Nacional de Formação em Economia Solidária - PNES, proposta que vem sendo construída há algum tempo, permeando os debates do Fórum Brasileiro de Economia Solidária e da Secretaria Nacional de Economia Solidária - SENAES. A Plataforma do Movimento propõe a criação de centros de referência onde sejam ofertados cursos para agentes multiplicadores da Economia Solidária.

Rosangela Góes, coordenadora pedagógica do centro, explica que o Lançamento do CFES, também é um momento de planejamento coletivos dos cursos de formação que serão oferecidos. De acordo com a PNES, os cursos de formação são formas de estimular a produção auto-gestionária, bem como a capacitação de empreendedores sociais.

O lançamento/planejamento do CFES conta com a participação de parceiros na idealização deste centro, como a CUT – Central Única dos Trabalhadores, a CUFA – Central Única das Favelas, Representantes dos Fóruns estaduais e municipais de Economia Solidária da Região Centro Oeste, bem como representantes da Federação dos Trabalhadores da Industria de Alimentos e Afins, e da Federação dos Trabalhadores da Educação de Mato Grosso do Sul.

Sobre o CEFS:

Os CFES se destinam à formação de formadores, educadores e gestores públicos que atuam com economia solidária, contribuindo para fortalecer seu potencial de inclusão social e de sustentabilidade econômica, bem como, sua dimensão emancipatória.

No final de 2007, foi aberto um processo de seleção de entidades para implantar os Centros de Formação em Economia Solidária. A SENAES definiu pela implantação de cinco Centros Regionais de Formação em Economia Solidária espalhados pelas regiões do Brasil e um Centro Nacional de Formação localizado em Brasília.

SERVIÇO:

O QUE: Lançamento do Centro de Formação de Economia Solidária em Cuiabá

ONDE: Sede do Sintep. Rua Barão Mestre João Monge, nº 102. Bairro Bandeirantes.

QUANDO: Dia 28 de Abril

HORÁRIO: A partir das 15 horas.

Nenhum comentário: