18.10.06

Falcão é vencedor do prêmio Vladimir Herzog 2006

O especial “Falcão – meninos do tráfico”, veiculado no programa Fantástico (Rede Globo) no dia 19/03/2006, foi vencedor do Prêmio Vladimir Herzog na categoria reportagem de TV.
A entrega do prêmio é quarta-feira que vem, dia 25, em São Paulo.O prêmio é realizado pelo sindicato dos jornalistas de São Paulo.
É um prêmio importantíssimo que representa a luta pelos direitos humanos e também é uma homenagem a este homem: Vladimir Herzog.

Quem foi “Vladimir”?
O Vladimir Herzog foi um jornalista que morreu durante uma sessão de tortura na noite de 24 de outubro de 1975, na ditadura. Ele era diretor de jornalismo da TV Cultura. Era para ele prestar depoimento sobre suas ligações com o PCB (Partido Comunista Brasileiro), proibido à época. Seu depoimento foi uma sessão de tortura. Herzog morreu nesse mesmo dia. Sua morte gerou uma série de protestos de toda a imprensa mundial, mobilizando e iniciando um processo internacional em prol dos direitos humanos na América Latina, em especial no Brasil, a morte de Herzog pode ser vista como o início da abertura política no país.


Nenhum comentário: