17.10.06

Barra do Garças recebe Prévia do Festival Consciência Hip Hop

São 16 municípios de Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais reunidos num encontro cultural
Por Simone Alves

A primeira preliminar do Festival Consciência Hip Hop 2006 ocorreu em Primavera do Leste e agora será realizada em Barra do Garças nos dias 21 e 22. O evento conta com apresentações de grupos de Hip Hop de 16 cidades de Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais.

A Central Única das Favelas em parceria com a Prefeitura Municipal de Cultura de Barra do Garças é quem realiza mais uma Prévia do Festival.
As prévias têm o objetivo de estimular grupos de Rap a se inserirem na cena artística alternativa de Mato Grosso e região Centro-Oeste.

“Além de promover a interação, o Festival é a oportunidade que os adeptos da cultura urbana tem de conhecer os trabalhos de outros Estados e assim, despertar a sociedade para esse movimento de transformação social”, reforça Wesley Gonçalves, organizador do evento em Barra do Garças.

As atividades começam às 08 horas no dia 21 na rua Parque Salomé Rodrigues s/nº - Beira Rio. Durante todo o dia haverá oficinas de Break, Graffiti, DJ e MC. Haverá também o Basquete de Rua. A partir das 19h shows dos grupos de Rap.
No dia 22 das 9h às 11h será realizado o Intercâmbio Cultural com a participação da comunidade e de envolvidos com o movimento Hip Hop. O objetivo do encontro é mapear e ampliar as informações e projetos da cultura urbana no interior de Mato Grosso e Minas Gerais.

O secretário de cultura do município de Barra do Garças, que tem como princípio desenvolver políticas públicas de cultura apóia o evento.

“Nesta época de conflitos sociais, temos que estimular todas as formas de evolução do ser humano. E não falo só de arte, falo de apoio a políticas sociais eficazes como as que o movimento consciência hip hop produz”, disse Divino Arbués, secretário de cultura de Barra do Garças.

Confira as cidades participantes:
Barra do Garças-MT; Água Boa-MT; Rondonópolis-MT; Primavera do Leste-MT; Cuiabá-MT; Pontal do Araguaia-MT; Aragarças-GO; Bom Jardim de Goiás-GO; Brasília-DF; Goiãnia-GO; Iporá-GO; Jataí-GO; Montividil-GO; Rio Verde-GO; Ituitaba-MG e Acreúna-GO.

Cufa em Barra do Garças
Desde outubro de 2005, um núcleo da Cufa articulava junto com a Secretaria de Igualdade Racial, formas de trabalhos voltados para social de Barra do Garças. Formas de trabalho que utilizariam, principalmente, os elementos do hip hop (Break, Graffiti, MC e DJ). A Prévia do Festival servirá de palco para o lançamento oficial das oficinas desses quatro elementos no município. As oficinas serão ministradas na Prévia e a partir daí serão definitivas no calendário de projetos do município.

Nenhum comentário: