1.6.09

Um sábado de Cidadania

Saiba como foi a participação da CUFA na 16ª Edição da Ação Global em Mato Grosso

Texto e foto por Fernanda Quevedo



Em um sábado de manhã atípica, afinal fazia frio e garoava, algo não muito comum em Cuiabá, a CUFA estava em mais uma edição da Ação Global. Desta vez, realizada no Bairro Pedra 90, um dos maiores do município, senão o maior, o evento trazia dezenas de atividades para a população.

As atividades iam desde a estética, como maquiagem, sobrancelha, cortes de cabelos, atividades esportivas e recreativas para crianças, como jogo de basquete de rua, vôlei, e xadrez, até atividades cujo objetivo era a promoção da qualidade de vida, com a prestação de serviços de Saúde, todos gratuitos.


No stand da CUFA foram expostos os materiais produzidos na SERICUFA, como almofadas, bolsas e camisetas. A procura era grande por parte de comunidade, que se interessavam tanto pela aquisição dos produtos, quanto pelas oficinas de artesanato e serigrafia que são oferecidas pela CUFA. Caçula-se que mais de mil pessoas conheceram as ações da Central em Cuiabá.


Outra “atração” do stand eram as tranças-afro, que, diga-se de passagem, fizeram o maior sucesso na Ação Global. As sete trançadeiras precisaram se multiplicar para atender todas demandas. Foram feitas mais de 30 tranças, durante todo o dia, procurando atender toda a comunidade, e ainda houve quem precisou marcar a “mudança do visual” para outro dia. Todas as mulheres foram encaminhadas para o curso de tranças, do Projeto Circuito Pixaim, que acontece todas as terças e quintas-feiras no bairro Alvorada.



Além disso, o basquete de rua, cumpriu seu papel, que era de mobilizar e promover mais um espaço de lazer e cidadania a crianças e jovens do Pedra 90. Durante todo o dia, as cestas de basquete ficaram disponíveis para quem quisesse fazer seu arremesso e sua enterrada. O basquete também foi atração no em um programa de esporte local, o qual realizou um link ao vivo, mostrando de que forma o basquete de rua pode promover a qualidade de vida de seus envolvidos.

O rapper Linha Dura, por sua vez, subiu ao palco para mostrar que o rap também é uma forma de proporcionar lazer e cidadania. O show contou com a participação do rapper P. Brother, que com apenas uma caixa de som e dois microfones, ambos mostraram que garantir o acesso ao lazer e a cidadania, não é algo muito complexo.


A prestação de serviços sociais, na Ação Global, começou pontualmente às 08 horas da manhã, e estava prevista para finalizar às 17 horas, o que não foi possível, devido ao numero de pessoas que ali se encontravam. Para a CUFA, mais importante do que se fazer presente e expor um pouco das atividades que desenvolve, é estar perto daqueles que são a razão de sua existência, os favelados, e cumprir o seu papel, que é de fazer do esporte, do lazer, da educação e saúde, instrumentos de transformação social.

Um comentário:

Anônimo disse...

oi adorei esse progeto pixain temos que valoriza nossos afros cabelos. essas traças fica lindas gostaria de apreder.foi otimo