10.6.09

Pronasci é lançado hoje em Cuiabá

Enfrentamento da violência com novas estratégias

Por Fernanda Quevedo

Alzira Silva (CUFA AP), Alberto Kopitikke (MJ), Ministro Tarso Genro,
Celso Athayde e Preto Zezé (CUFA CE) em reunião em 2008.

O Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania está sendo lançado hoje na capital cuiabana. Já lançado em outras dezenove capitais, o Programa está entre as estratégias do poder público para o enfrentamento da violência no país. Para isso, articula-se com as diferentes forças de segurança como as polícias civil e militar, corpo de bombeiros, guarda municipal, secretaria de segurança pública, e também com a sociedade civil organizada. Até o final de 2012, o governo federal investirá R$ 6,707 bilhões em ações de prevenção da violência.

No ano passado, em Brasília, os coordenadores estaduais da CUFA Brasil, se juntou ao Ministério da Justiça com o objetivo de construir ações de trabalho de forma conjunta, já que o Pronasci, visa atender jovens de 15 a 25 anos das periferias do Brasil, e esses são os maiores agentes e também receptores da violência. Na ocasião o projeto construído recebeu o nome de “Invisíveis” que como o próprio nome indica, visa resgatar uma parcela da sociedade historicamente deixada de lado do processo da cidadania.

“Invisíveis” trata ainda sobre um novo olhar para o comportamento juvenil, como sinalização de promover sua auto-afirmação. “Quando um jovem entra no crime, ele quer ter condições de se auto-afirmar através de uma lógica mais simbólica”, afirma Preto Zezé – Articulador Nacional a CUFA.

CUFA e Ministro Tarso Genro

Na adesão ao Pronasci, Mato Grosso poderá ampliar a presença do Estado na região, pois já temos aprovado e liberado pelo Ministério um helicóptero que dará um suporte maior no policiamento fronteiriço, com respostas mais rápidas e intensivas. Mato Grosso terá um aporte fundamental em todos os seus projetos com a entrada no Pronasci “, assegurou Diógenes Curado – Secretario de Estado de Segurança Pública”.

A solenidade de lançamento do Pronasci aconteceu hoje as 09 das manhã no Salão Nobre do Palácio Paiaguás, em Cuiabá, com a presença do secretário-executivo do Programa no Ministério da Justiça, Ronaldo Teixeira, o governador Blairo Maggi, e o Secretário de Estado e Segurança Pública, Diógenes Curado, no Salão Nobre do Palácio Paiaguás,

Mais sobre o Pronasci clique AQUI!
Mais sobre o encontro da CUFA com o MJ clique AQUI!

Nenhum comentário: