8.6.09

Associativismo e Cooperativismo são as melhores saídas!

Superintendência Regional do Trabalho visita a CUFA

Por Fernanda Quevedo

Karina Santiago falando sobre as oficinas do
Consciência Hip Hop para Valdinei Antonio


Com o objetivo de estabelecer parcerias que impliquem em sustentabilidade, o Superintendente Regional do Trabalho, visitou a CUFA em Cuiabá. Valdinei Antônio de Arruda, o superintende, visitou as novas instalações no Bairro Alvorada, onde acontecem as oficinas o Projeto Circuito Pixaim, bem como as do Núcleo de Serigrafia. Além disso, Valdinei, acompanhado de Karina Santiago (Coordenadora da CUFA Cuiabá) e Paulo Ávila (Coordenador estadual da CUFA), e a assessora do Gabinete Eliete Domingos, foram até o Centro Esportivo, localizado no Bairro São João Del Rey e também no centro de Produção da SERICUFA que fica no centro da cidade.


Eliete, Vadinei, Linha Dura e Karina no Centro
de Produção da SERICUFA


Valdinei planeja trabalhar com pessoas egressas do trabalho escravo, graças ao trabalho da Superintendência, de forma que essas pessoas tenham chances reais de sustentabilidade. Para isso, procurou a CUFA por considerar que a mesma é uma organização que tem capilaridade para chegar até a comunidade, de modo que a intervenção/cooperação possa ser efetiva. “Associativismo e cooperativismo são as melhores saídas, pois são investimentos que se traduzem em geração de emprego e renda” – afirma o superintendente.

No Centro Esportivo Cultural CUFA

Nesse sentido, considerou os trabalhos e conseqüentemente o conceito de trabalho da SERICUFA, o projeto com maiores chances de sustentabilidade. A SERICUFA já começa a tecer seus primeiros empreendimentos e a sistematizar suas oficinas para com o público. Outra preocupação de Valdinei, diz respeito a organização de dados, no sentido de saber se a comunidade envolvida esta sendo atingida de fato, e se o dinheiro público esta sendo investido em ações sustentáveis. Paulo Ávila explica que um dos objetivos da CUFA é impulsionar o protagonismo, e as próprias ações da comunidade, sejam elas individuais ou coletivas, respondem a questão.

Karina Santiago enviará, na próxima semana um material contendo as ações da CUFA no Estado, para que junto a superintendência possam traçar o planejamento em conjunto.

Nenhum comentário: