23.3.09

Se o Bill se candidatasse, 37% dos jovens votariam no Rapper
CUFA, motivada pelas declarações de Caetano Veloso, encomenda pesquisa eleitoral.

Por Fernanda Quevedo

Se Bill fosse senador, seria o mais jovem da história do Brasil
A pesquisa encomendada pela CUFA – Central Única das Favelas revelou que 37% do eleitorado jovem do Estado do Rio de Janeiro, votaria em MV Bill, um dos fundadores da organização. A pesquisa realizada pelo IBPSInstituto Brasileiro de Pesquisa Social, foi motiva pelas declarações de Caetano Veloso, na comemoração do aniversario do Rio de Janeiro, na Cidade de Deus, que aconteceu em 1º de Março deste ano. Veja o vídeo AQUI.

A pesquisa de caráter exploratória e qualitativa foi realizada por telefone com 1.100 entrevistados em todo o Estado do Rio de Janeiro, com amostra distribuída proporcionalmente ao eleitorado das regiões do Estado (Capital, Região Metropolitana e Interior). A margem de erro é de 3% e o período de realização foi de 06 a 10/03/09.

O IBPS também revela que 58% dos entrevistados conhecem MV Bill, e os jovens de 16 a 24 anos o “conhecem muito”. Os jovens representam 14% do eleitorado do Rio de Janeiro (cerca de 1.587.000 eleitores até 24 anos). 36% dos entrevistados têm dele uma imagem "ótima" ou " boa" contra apenas 3% que têm dele uma imagem "ruim" ou "péssima". A imagem dele é "ótima" ou "boa" para 50% dos jovens (16-24 anos).Entre os que ganham até 2 salários mínimos, a imagem dele é positiva em 40%.

Bill na Cidade de Deus: lugar onde nasceu e mora até hoje

27% dos entrevistados (cerca de 2.124.000 eleitores, acham que ele deveria se candidatar a Deputado Federal e 7% (550.000 eleitores) acham que ele deve se candidatar a Senador.
Considerando o eleitorado total do Estado do Rio em Janeiro de 2009 = 11.239.771, descontada uma taxa média de votos não-válidos (abstenção, branco e nulo) de cerca de 30%, o que dá um total de votos válidos equivalente a 7.867.839).

Caso ele se candidate a Deputado Federal, 23% dos entrevistados (cerca de 1.809.000 eleitores)declararam que votariam nele com probabilidade "muito grande" ou "grande". Caso ele opte pelo Senado, são 19% (cerca de 1.494.000 eleitores) os que declararam que votariam nele. Entre os jovens o percentual é de 37% de intenção de voto. Quando indagados sobre o partido pelo qual MV Bill deveria se candidatar, 10% dos entrevistados declararam ser o PT, 3% o PV, 3% PDT e 3% o PMDB. 74% dos entrevistados consideram "muito importante" ou "importante" que no Congresso Nacional exista um representante das favelas.

4 comentários:

Anônimo disse...

meu voto ele tem. MvBill eria quebrar os paradigmas da suja política brasileira.

Unknown disse...

que venha mais noticias desse assunto,seria uma boa mesmo ele como candidato,e como tem varios outras pessoas em outras região do pais que ja pode ir pensando nessa posiibilidade de fazer parte dessa politica brasileira,ta passando da hora de fazer uma reforma a gurizada cresceu e precisamos mudar esse quadro...
otima noticia que se torna real

abraço a todos e a todas

Unknown disse...

acho que a politica brasileira esta precisando de punhos fortes pra defender a cidadania e as questões sociais, vote MV BIll..

AVANT STAR disse...

é importante essa oportunidade. mas OKE ela significa? pq os projetos sáo sempre aprovados pelo coletivo e um deputado só náo muda muito náo. mas se cada regiáo investisse em um. daí já começa a formar uma trama maior. também nos municípios a CUFA poderia tentar eleger um representante. qual seria o nome em MT? Cuiabá? esse post me lembrou toda reflexáo que fizemos com o GOG no seminário.

tá ótimo o espaço, bjos a todos na CUFA :D