10.11.08

O que o Novo Milênio espera da Cufa?

Comunidade aguarda o Centro Esportivo e Cultural Cufa

Por Fernanda Quevedo


Novo Milênio é um bairro próximo ao Osmar Cabral, na Região Sul de Cuiabá e ali, o Centro Esportivo Cultural Cufa MT, esta sendo construído. A comunidade, que se assemelha a uma pequena cidade interiorana, pelo tamanho e características rurais, receberá a obra em Fevereiro de 2009 e a comunidade aguarda para participar das atividades esportivas e sócio-culturais que ali serão desenvolvidas.

Professora Edinéia

A Professora Ediléia França de 30 anos reside no Novo Milênio há 10 anos, e por ali ministra oficinas de letramento, para 20 crianças, duas vezes por semana. As oficinas compõem o projeto "Educa Mais", da Prefeitura Municipal de Cuiabá, que prevê atividades para crianças e jovens em horários alternativos ao da escola. Nesse projeto, a Cufa também desenvolve oficinas de break e grafite.

Ediléia conta que a comunidade aguarda os projetos da Cufa, para que estas possam ajudar as crianças e adolescentes da favela, já que estas passam maior parte do tempo ociosas, e acabam se envolvendo com drogas, seja no trafico ou consumo (Veja o vídeo abaixo).


Nabor Oliveira do Conseg

Nabor Silva Oliveira, que é membro do Conselho de segurança Comunitária (Conseg), afirma que é preciso fazer alianças com as comunidades vizinhas, inclusive com as comunidades rurais, para que a comunidade encontre uma forma de combater o trafico e uso de drogas.

Centro Esportivo Cultural Cufa em Construção

A construção do Centro Esportivo Cufa começou em agosto desse ano, está prevista para ser entregue em fevereiro de 2009. O Centro possui capacidade para atender duzentas crianças e adolescentes, com oficinas de capoeira, basquete de rua, dança e musica, além de ser um espaço cultural da comunidade.




Um comentário:

AVANT STAR disse...

Projeto parece ser interessante!!! Gostaria de conhecer. sou especialista em dependencia química e participei do I ENCONTRO SOBRE EDUCAÇAO EM DROGAS DA ABRAMD...Associaçao Brasileira Multidisciplinar sobre Drogas, entre outros eventos ligados ao tema nos dois últimos anos. Em especial busquei a leitura da socioantropologia. O verdadeiro conceito de prevençao está oposto ao que se pratica com a "Guerra das drogas" que gera muito dinheiro para um grupo pequeno de pessoas. As drogas sempre existiram em toda história da HUMANIDAde. NO Egito KEM fumava maconha, por exemplo, eram apenas OS FARAÓS E OS SACERDOTES. Em uma perspectiva moderna diríamos: KEM somos nós? KOMO usamos aquilo que temos? Evoluir Consciëncia é trabalhar prevençao. As pessoas sempre váo ter experiëncias diversas, a questáo é KOMO váo passar por elas.