1.10.08

CUFA Quilombola

Organização começará a desenvolver projetos em comunidades quilombolas de Mato Grosso

Por Fernanda Quevedo

Fotos: Quilombo de Mata Cavalos - Municipio de Nossa Senhora do Livramento (MT)




Hoje a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, SEPPIR divulgou em seu site a relação de projetos selecionados na última chamada pública da Secretaria, em 2008. Dentre os projetos selecionados esta o Pixaim, capitaneado pela CUFA MT.

O projeto em questão visa percorrer 10 quilombos de Mato Grosso, realizando um intercambio de Saberes contra o Racismo e a Violência, sendo uma ferramenta de empoderamento e disseminação dos direito da mulher negra quilombola.

A capacitação profissional, por meio de oficinas de tranças e penteados afro serão foco das ações de empreendedorismo na comunidade. O desenvolvimento perpassa pelo resgate (ou construção) da auto estima dos quilombolas, por isso a proposta de trabalhar a trança e o penteado afro, visando a geração de emprego e renda, haja vista que este tipo de trabalho é uma demanda no Estado.




Outro aspecto do Pixaim é trabalhar com as linguagens culturais do teatro, da produção radiofônica e da literatura. A idéia é que eles mesmos façam o registro da intervenção do projeto na comunidade e posteriormente vinculando-a na Internet.

O projeto começa a ser materializado em 2009, mas em novembro a CUFA já da continuidade a pesquisa iniciada em agosto nas comunidades, no sentido de ouvi-las e perceber outras demandas.

Um comentário:

Anônimo disse...

oi qual é o nome do grupoque desenvolve o projeto