8.8.08

Congresso Fora do Eixo tem continuidade

Foto: Paulo Kyd - Volume Comunicação

Fonte: www.foradoeixo.org.br

Não pára!
A programação de integradas do Festival Calango e do Congresso Fora do Eixo simplesmente não pára de acontecer. Tem evento ocorrendo nos três turnos do dia. O desejo pelo contato, pelas trocas e parcerias que vão se estabelecendo é tamanho que os congressistas vão dormir lá pra bem depois das três, que é quando acabam os shows, e já estão de volta para os GTs de discussão às 9 da manhã do dia seguinte.


E por falar em GTs, hoje foi o segundo dia de discussões envolvendo as frentes de atuação, premissas básicas do Circuito Fora do Eixo. Leia abaixo:

GT de DistribuiçãoGT

Agência de BandasVictor Maciel Coletivo Goma Uberlândia-MG


Na manhã de hoje, os GTs de distribuição e Agência de Bandas se juntaram num só, assim como no dia anterior. A discussão pautou-se em dois pontos: primeiro: como fazer os discos chegarem a eventos, circularem e serem distribuídos? Segundo: como se fomentar o consumo da produção fonográfica?
Visualizaram-se possibilidades que justificaram o “casamento” dos dois GTs: propôs-se desde a melhora na aparência de discos até na melhor utilização do Portal Fora do Eixo como meio para o escoamento do que é produzido. Os coletivos ainda levarão “deveres de casa” para suas cidades, onde se responsabilizarão pelo agenciamento das bandas locais e indicarão ao Circuito aquelas que se mostrarem mais aptas a circular.

GT Economia Solidária

Jeronymo Artur Catraia Comunicação Rio Branco-AC


Na segunda reunião do grupo de trabalho sobre Economia Solidária, os participantes deram início às discussões sobre o Sistema de Crédito Cubo Card. A princípio, a mediadora Karla Martins distribuiu o projeto para que fosse feita leitura e anotadas possíveis dúvidas. Lenissa Lenza não pôde participar da reunião, que contou com a presença de Pablo Capilé.
Segundo o coordenador de planejamento do Espaço Cubo, o Cubo Card é pautado especificamente na força de trabalho. “Quem mais produz força de trabalho, consequentemente é quem está mais dentro do processo, então são nessas pessoas que nós mais investimos a moeda”. A reunião terminou por volta das onze e meia da manhã, ficando para o próximo encontro a finalização das discussões sobre a moeda cubista.


GT Comunicação

Veriana Ribeiro Catraia Comunicação Rio Branco-AC


A importância da estruturação dos Centros de Mídias em cada coletivo, foi o principal debate no GT de Comunicação nesta quinta-feira no 3º de Congresso Fora do Eixo. A maioria dos problemas discutidos em cada setor de mídia, como fotografia, radio, tv, entre outros, acabava apontando para essas discussão. “É preciso que cada coletivo tenha seus centros de mídias específicos funcionando ativamente, para que eles possam se articular com centros de outras localidades” comentou Alfa Canhetti, do Espaço Cubo e da Volume Comunicação.
A idéia de um arquivo de imagens para o Portal Fora do Eixo, e como ele iria se relacionar com os demais coletivos espalhados pelo país também entrou em discussão. O mediador Ney Hugo, um dos editores do portal, ressaltou a importância de um planejamento prévio para este veículo para que não ocorram determinados problemas, como a acomodação dos coletivos em usá-lo e não articularem seus próprios arquivos de imagem.


GT CirculaçãoEngajamento nas atividades é critério unânime

Fernanda Quevedo CUFA MT Cuiabá-MT


O grupo de trabalho que tem discutido a distribuição no Circuito Fora do Eixo, hoje não conseguiu avançar muito nas discussões. Segundo Thays França do Coletivo Catraia (AC), relatora do GT, hoje seria um momento de sistematização das proposta, já que ontem, os congressistas explanaram suas idéias. Contudo, as discussões ficaram acerca dos trabalhos que cada coletivo presente tem feito, como os critérios para circular e distribuir as produções que cada coletivo utiliza, por exemplo. O engajamento nas atividades é critério unânime em todos os coletivos. Além do Catraia, o coletivo Goma, Radio UFSCAR e Casa Associadas estão participando deste GT cujo facilitador é o produtor Pablo Capilé, do Espaço Cubo (MT). Diretrizes para o Programa Circuito Fora do Eixo de Música Independente, continuam a ser discutidas amanhã e até domingo os congressistas devem encaminhar suas propostas.


Nenhum comentário: