1.3.08

Jovens discutem políticas públicas em Cuiabá




Nos dias 28 e 29 de fevereiro deste ano, foi realizada em Cuiabá, a 1ª Conferencia Estadual da juventude, onde vários representantes da sociedade civil organizada que tem ações com foco na juventude dialogaram a fim de saber quem são os jovens do estado, suas necessidades e as prioridades para as políticas publicas.

As etapas da conferencia foram realizadas em 141 municípios do estado, que elegeram representantes, para aqui em Cuiabá, elegerem os 25 delegados que vão a Brasília representar Mato Grosso na
Conferência Nacional.

Embora a discussão sobre políticas para juventude seja recente, os grupos de trabalhos mostraram que a juventude mato-grossense não esta de braços cruzados, tampouco alheia as necessidades e demandas dos “pequenos brasileiros”, tal como vendem as grandes corporações de mídia.

Organizações como CUFA, Volume, Maloca, MULES, (Movimento Universitário de Livre Expressão Sexual) e jovens de interior, que já trabalham com jovens defenderam a cultura como meio de transformação de realidades no Brasil e a descentralização de recursos, para que os jovens da periferia sejam ouvidos e atendidos.

A acadêmica de Comunicação Social da UFMT Eveline Bezerra, militante da União da Juventude Socialista foi eleita primeira delegada com 25 votos. A mocidade também estará representada pela CUFA com 3 delgados: Anderson Maciel de Sinop, Wesley Brito de Barra do Garças e Linha Dura de Cuiabá.

Mais do que a necessidade de propor políticas publicas, espaços como este devem ser utilizados para entender qual o papel da juventude na sociedade e qual a verdadeira influência social destes. São questões que devem ser o centro no debate na construção de políticas publicas, ainda que o Estatuto da Criança e do adolescente, que é uma maneira de efetivar políticas, já completa 20 anos em 2010.


Veja as fotos em www.flickr.com/cufamt







Um comentário:

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Toner, I hope you enjoy. The address is http://toner-brasil.blogspot.com. A hug.