28.11.07

LULA NOMEIA MV BILL E DELFIM NETO PARA COMPOR O CONSELHO DE TV PÚBLICA



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou nesta segunda-feira 15 representantes da sociedade civil que vão compor o conselho curador da Empresa Brasileira de Comunicação --futura TV pública.


O conselho é composto também por quatro ministros: Educação (Fernando Haddad), Cultura (Gilberto Gil), Ciência e Tecnologia (Sérgio Rezende) e Comunicação Social (Franklin Martins). As nomeações devem ser publicadas, nos próximos dias, no "Diário Oficial" da União.


Na relação dos nomeados hoje estão o ex-ministro e ex-deputado Delfim Netto (PMDB), ex-governador de São Paulo Cláudio Lembo (DEM), o consultor da TV Globo José Bonifácio de Oliveira Sobrinho (Boni), o cantor de rap MV Bill, a carnavalesca Rosa Magalhães e Maria da Penha Maia, que deu nome à lei Maria da Penha o que aumenta o rigor das punições contra agressões às mulheres, entre outros.


O ministro Franklin Martins (Comunicação Social) afirmou que o critério de escolha dos 15 representantes da sociedade civil foi "amplo, plural e observando as diferentes experiências de cada um".


A TV pública foi criada pelo governo por MP (medida provisória), o que gerou protestos de deputados que integram o Fórum Parlamentar de Radiodifusão. O orçamento geral da nova emissora será de aproximadamente R$ 350 milhões.


Na quarta-feira, Franklin deverá falar sobre o assunto na Comissão de Ciência e Tecnologia, na Câmara.Segundo o ministro, a formatação da TV pública ainda está em fase de elaboração. Mas afirmou que até março de 2008 a nova emissora deverá estar pronta e poderá ser constituída.A MP que cria a TV pública ainda não votada. Porém, o ministro disse estar confiante na sua aprovação.


Segundo ele, os que resistem à proposta devem avaliar a importância da nova emissora. "É uma TV pública. Não é uma TV [do presidente Luiz Inácio] Lula [da Silva]. O objetivo é mostrar a grade nacional", disse ele. "Uma TV Pública faz bem."


Ângela Gutierrez - empresária e empreendedora cultural

Cláudio Lembo - ex-governador de São Paulo, advogado e professor universitário

Delfim Netto - ex-ministro, ex-secretário estadual de São Paulo, ex-deputado e economista

Irma Vieira - diretora do Museu Paraense Emílio Goeldi (PA)

Isaac Pinhanta - professor indígena da tribo dos Ashaninka (AC)

José Bonifácio de Oliveira Sobrinho (Boni) - empresário, ex-diretor da TV Globo e atualmente é consultor desta empresaJosé Martins - engenheiro mecânico e empresário

José Paulo Cavalcanti Filho - ex-secretário-executivo do Ministério da Justiça e ex-presidente da Empresa Brasileira de Notícias

Lúcia Willadino Braga - diretora da Rede Sarah de HospitaisLuiz Edson Fachin - especialista em Direito de Família

Luiz Gonzaga Belluzo - ex-chefe da Secretaria Especial de Assuntos Econômicos do Ministério da Fazenda e ex-secretário estadual de São Paulo

Maria da Penha Maia - que teve o nome divulgado em todo país na Lei Maria da Penha que aumenta o rigor das punições contra agressões às mulheres

MV Bill - cantor de rap e autor de livros e documentários

Rosa Magalhães - carnavalesca e artista plástica

Wanderley Guilherme dos Santos - pró-reitor de Análise e Prospectiva da Universidade Cândido Mendes


RENATA GIRALDI

da Folha Online, em Brasília

Nenhum comentário: