18.5.06

Comunidade no Cinema apresenta o documentário que chocou o Brasil: "Falcão – Meninos do Tráfico" com a presença do rapper MV Bill


Redação da Favela
CUFA – Fazendo do nosso jeito


O rapper MV Bill, um dos fundadores e integrante da Central Única dasFavelas (CUFA), virá a Cuiabá no próximo dia 22 de maio para o lançamento e divulgação do livro/documentário Falcão - Meninos do Tráfico, anteriormente apresentado no programa Fantástico, da Rede Globo, com uma edição especial de 58 minutos feita pelos profissionais da emissora, mostrando a rotina de menores de idade envolvidos de alguma forma com o tráfico de drogas.
Durante seis anos, o rapper e o produtor cultural Celso Athayde percorreram comunidades pobres em todo o País e registraram, em 90 horas de fita, arotina, dia e noite, desses jovens sem futuro.
"O Falcão não é um caso de polícia, não é uma denúncia, não é uma lamentação. Falcão é sobretudo uma chance que o Brasil vai ter para refletir sobre uma questão do ponto de vista de quem é o culpado e a vítima. Falcão éuma convocação para que a ordem das coisas seja definitivamente mudada", diz Celso.
O especial do Fantástico trouxe imagens fortes e não cortou a linguagem utilizada pelos menores. Dividido em três partes, o material foi exibido em linguagem direta, sem citar nomes nem idades, sem narração e sequer localização para os depoimentos captados com os meninos.
"Eu não sei exatamente qual o papel desse documentário", afirmou MV Bill." Solucionar eu tenho certeza de que não é, porém é mais um instrumento para ajudar a pensar e repensar as leis dentro do Brasil, para que as pessoas discutam e vejam se é esse mesmo o Brasil que a gente quer. Ou a gente tem um Brasil só ou tem dois Brasis. E parece que estão cuidando mais de um e esquecendo do outro. Só que o outro tá crescendo e se transformando num monstro do qual nós já perdemos o controle. Tá engolindo todo mundo", lembrou o rapper.
A vinda de MV Bill é uma promoção da CUFA - Cuiabá através do seu projeto Comunidade no Cinema e Prefeitura Municipal de Cuiabá.

Projeto Comunidade no Cinema

O Projeto Comunidade no Cinema exibe vídeos e filmes produzidos ou não pela CUFA, nos Centros Comunitários, escolas e outros lugares públicos nos bairros periféricos de Cuiabá e Várzea Grande, atingindo não só o público jovem como também os trabalhadores adultos e donas de casa.

SERVIÇO

LOCAL: Museu do Rio (Av. Beira Rio s/n – Porto)
PATROCÍNIO: Prefeitura Municipal de Cuiabá.
DIVULGAÇÃO: Número Certo.
DATA: 22 de maio de 2006.
HORÁRIO: 20 horas

Quem estiver interessado em assistir o documentário terá que fazer sua inscrição na própria Casa da Cultura ou pelo site da Prefeitura Municipal deCuiabá http://www.cuiaba.mt.gov.br

Mais informações: 9231-7274/ 3052-4305 / 3637-9883 / 3027-4574 / 3025 – 7491/3623-0000 / 9917-1178

Nenhum comentário: