28.3.06

Como já havíamos publicado o “Circuito Fora do Eixo” foi criado com o propósito de discutir a cena de bandas alternativas e como fazemos parte desta cena segue ai uma matéria publicada hoje no Diário de Cuiabá.


Fora do Eixo invade a Net

O cenário das bandas tidas fora do eixo ganha um fórum de discussões que abriga representantes de várias regiões do país

ADRIANA NASCIMENTO
Da Reportagem

Mato Grosso está impulsionando o cenário do rock das bandas consideradas geograficamente Fora do Eixo. Na última semana entrou no ar o Fórum de Discussões do Circuito que trata do assunto. É o www.forumforadoeixo.com.br, cujo conteúdo é feito por aqui. Nele representantes de cenas independentes de todo o país participam de discussões sobre o tema e o número de membros não para de crescer.

O Fórum traz três tópicos básicos, que são as principais linhas do CFE, a ‘Produção de Conteúdo’, a ‘Distribuição’ e a ‘Circulação’. Para começar a participar do Fórum basta acessá-lo. Qualquer interessado pode se cadastrar ou ser um visitante com acesso aos posts (mensagens) do pessoal que está na área fomentando a cena independente.

A próxima reunião ao vivo do CFE cuja última aconteceu em Cuiabá durante o 4º Grito Rock, se repete em Cuiabá durante o Festival Calango, entre 16 e 18 de junho.

O coordenador do Espaço Cubo e um dos organizadores do Calango e do site do Fórum Fora do Eixo, Pablo Capilé, explica que o CFE integra diversos festivais, selos, produtores, bandas e agentes culturais de todo o país. E visa cadastrar os participantes e otimizar os debates. Foi criado para que todos possam definir e discutir coletivamente os rumos da produção independente fora do eixo.

"Qualquer pessoa pode participar porque queremos abarcar o maior número possível de interessados na causa fora do eixo", revela Capilé. O Fórum, de acordo com ele, vem para mapear a cadeia produtiva do rock nacional também, dando oportunidade às pessoas localizadas nos mais distantes rincões de se integrarem em uma grande rede de produção, difusão, distribuição e circulação.

Do Fórum sairão discussões e essas vão servir de base para criar algumas das novas ações. Esta, aliás, é uma característica do CFE, que tem como objetivo respeitar as diferenças e investir na diversidade. O mapa inicial dessa cadeia produtiva já conta com representantes do Acre, Amazonas, Rondônia, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Pará, Rio Grande do Norte, Bahia e Maranhão.

O espaço Cubo de Cuiabá é um dos fundadores deste Circuito e hoje sedia a célula de produção de conteúdo e distribuição do CFE. A distribuidora Fora do Eixo, conforme o coordenador, e o portal Fora do Eixo tem sede na capital mato-grossense. A distribuidora é de responsabilidade do Espaço Cubo e a produção de conteúdo é da Assessoria de Imprensa Empório da Notícia. Ele lembra ainda que todo esse fortalecimento não seria possível sem o apoio das Secretarias municipal e estadual de Cultura, que foram fundamentais na consolidação do Circuito.

Pablo ressalta que embora Cuiabá tenha dado o pontapé inicial para o surgimento do CFE e também do Fórum não significa que eles são mato-grossenses e sim uma mola que movimenta o cenário, pois o Circuito "é de todos e para todos". Então ele se movimenta hoje de todos os estados do País pois já é um grande movimento nacional que se prepara agora para abarcar também outros países sul-americanos. Prova desse crecimento é que daqui há um mês será lançado o Portal Fora do Eixo e o movimento estará lançando em breve uma coletânea com 20 bandas Fora do Eixo no porão do rock.

Grande evento – O Porão do Rock, um dos maiores festivais de rock do país está com as inscrições abertas. Serão 30 atrações divididas em dois palcos e três dias de shows nos dias 2, 3 e 4 de junho, no estacionamento do estádio Mané Garrincha em Brasília. Para esta nona edição do Porão do Rock, é esperado um público de 70 a 80 mil pessoas. Os interessados em participar têm até o dia 17 de abril para se inscrever. No site oficial, existe um formulário a ser preenchido. Uma cópia impressa deste documento deve ser enviada juntamente com o cd ou demos mais recentes da banda, release em formato impresso e eletrônico e uma foto de divulgação em formato digital para: Caixa Postal 9634, CEP: 70.040-976, Brasília-DF.

Quem já tiver inscrito material para a Feira da Música Independente Internacional de Brasília (FMI 2006), e quiser participar do Porão do Rock, basta confirmar a inscrição, preenchendo o formulário no site em tempo hábil. A ONG Porão do Rock deverá analisar todo o material até a primeira semana de maio. As seletivas acontecem ao vivo no dia 7 de maio, também em Brasília. As bandas que já participaram em outras edições do festival, não precisam tocar na seletiva, mas devem efetuar inscrição normalmente.

Nenhum comentário: