19.5.09

CUFA, em pareceria com o Ministério dos Esportes participa de capacitação.

Acontece hoje o lançamento do Programa Esporte e Lazer nas Cidades

Por Fernanda Quevedo


Campeonato de Basquete de Rua promovido pela CUFA em 2008

O Programa Esporte e Lazer nas Cidades, (PELC) desenvolvido pelo Ministério do Esporte, realiza capacitação de agentes em Cuiabá. A CUFA que por sua vez atua como um pólo de desenvolvimento do programa, por meio do Centro Esportivo Cultural CUFA, participará da capacitação, que acontece entre os dias 19 e 23 de maio, no Hotel Fazenda Mato Grosso.

Centro Esportivo e Cultural CUFA (veja o vídeo), será um dos espaços de desenvolvimento do Programa. A Central trabalha na perspectiva de emancipação e desenvolvimento humano, sobretudo de jovens das periferias e favelas, utilizando como uma das ferramentas o esporte, associado à Cultura e ao entretenimento. A maior expressão esportivo-cultural, é a Liibra, Liga Internacional de Basquete de Rua.

Implantado e gerenciado pela Secretaria Nacional de Desenvolvimento do Esporte e do Lazer (SNDEL), do Ministério do Esporte, o programa visa, em síntese, suprir a carência de políticas públicas e sociais que atendam às crescentes necessidades e demandas da população por esporte recreativo e lazer, sobretudo daquelas situações de vulnerabilidade social e econômica, reforçadoras das condições de injustiça e exclusão social a que estão submetidas.

A formação faz parte das diretrizes centrais do PELC e deve ser realizada, no início do desenvolvimento das atividades, durante e no final das mesmas. A formação durante as atividades das entidades dar-se-á enquanto formação continuada, sob responsabilidade da entidade; e no final – avaliação. Parte da carga horária prevista para o módulo de avaliação pode ser realizada durante o desenvolvimento do Programa, como avaliação processual.

A solenidade de abertura acontece hoje no Auditório do CCBS III (Centro de Ciências Biológica e da Saúde) da UFMT, em frente do Teatro Universitário, a partir das 19 horas. As atividades de capacitação acontecem entre os dias 20 e 23, no Hotel fazenda Mato Grosso.

Nenhum comentário: