4.3.09

Favelativa promove turismo ecológico
Crianças do Bairro Jardim Vitória visitam nascentes do Rio Cuiabá

Fonte: http://www.favelativa.blogspot.com/

De onde vêm as águas do rio Cuiabá? Essa é apenas uma das perguntas que 150 crianças, do bairro Jardim Vitória, periferia da capital, vão saber responder a partir de quarta-feira (4.3).

Essas crianças estudam na Escola Estadual Orzina Amorim Soares, que fica no mesmo bairro, onde moram. Fazem parte do projeto Favelativa, uma iniciativa comunitária, de luta pela melhoria de vida dos moradores da região. Num passeio turístico, elas serão levadas às nascentes do rio, que ficam na comunidade. A iniciativa tem o apoio do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, que vão ajudar na segurança dos estudantes.

"As nascentes estão poluídas, é muito lixo, muito esgoto", lamenta o DJ Taba, responsável pelo projeto Favelativa. "Mas a criança é um primeiro passo, porque está em etapa de formação. Sem formar a criança, é difícil atingir às famílias delas, no sentido de conseguirmos uma mudança de comportamento, com relação à conservação ambiental", diz Taba.

Daquelas nascentes ao rio Cuiabá. As crianças poderão perceber o percurso das águas, as mesmas que chegam em suas residências, e que nos servem para lavar as mãos, fazer o alimento, vivificar as plantas, etc.

Um grupo de 75 crianças saem de manhã, às 7h, da sede do Favelativa, que fica nos fundos da E.E.Dione Augusta, no Jardim Vitória. À tarde, às 14h, uma nova leva de crianças seguirá rumo às nascentes.

Durante o passeio, Taba explica que as crianças vão receber várias informações sobre meio ambiente. Sempre acreditando que, conforme disse o poeta alemão Bertold Brecht, "não há mal que não se mude".


** FAVELATIVA - em setembro de 2008 se emancipa como uma entidade sem fins lucrativos com objetivo de promover desenvolvimento humano nas comunidades onde atua em Cuiabá Jardim Vitória e região. Promovendo ações e atividades voltadas para a educação cultural, politização e a valorização do ser humano dando-lhe a oportunidade de construir nova caminhada.

Nenhum comentário: