14.1.09

cinema
CineCufa 2009 abre inscrições
Terceira edição do Festival de Cinema da Cufa começa a receber produções

Por Fernanda Quevedo


Anderson Quak, coordenador da Companhia de Teatro Tumulto (Cufa), Nega Gizza e Lazaro Ramos na abertura do Cine Cufa em 2008

Cineastas e cinéfilos já podem começar a enviar suas produções áudiovisuais para a 3ª Edição do CineCufa, o festival internacional de cinema da favela produzido pela sucursal da Cufa carioca. O download para efetuar as inscrições já estão disponíveis no site do festival e ficam até o dia 07 de março. A idéia é democratizar a Sétima arte, seguindo os rumos dos avanços tecnológicos e o barateamento de equipamentos, onde qualquer pessoa pode produzir sua arte, profissionalmente ou não.

A Cufa do Rio de Janeiro já possui um Núcleo de Áudio Visual, o qual ministra oficinas do seguimento a dez anos, e a três produz o festival. O festival pretende valorizar cada vez mais as produções dos cineastas de favela, bem como fomentar a construção de uma identidade que passe a atuar mais fortemente no mercado cinematográfico, ou seja, criando um viés para que essas obras sejam exibidas e possam ser ativas neste movimento. O que incentiva os realizadores dessa crescente vertente audiovisual a se reconhecerem como representantes de um novo movimento estético, social e político.

Nas outras duas edições, o tema principal das produções deveriam ser exclusivamente a favela, algo que não se repetirá em 2009. O que será preservado das outras edições é o olhar critico de pessoas oriundas das favelas por de trás das lentes, de toda e qualquer parte do mundo. Na 2ª edição, o premio foi divido em dois quesitos: “Voto Popular” e “Júri Especializado”. Destes, Guilherme Varella (jovem diretor do curta “Raízes”) e o trio composto por Paulo Silva, Júlio Pecly e Cavi Borges (com o filme “7Minutos”) foram os ganhadores, respectivamente.
_
revista
Espectador de volta, em Fevereiro.
Carnaval, Grito Rock e entrevista com Paulo Monarco marcam a reestréia da revista mensal integrada ao MIC



Isso mesmo! Revista Espectador de volta no próximo mês, e ainda trazendo notícias sobre o carnaval cuiabano (o tradicional e o roqueiro), divulgação de mais um espaço cultural em Cuiabá, e uma entrevista com (o grande) Paulo Monarco. Espectador é um dos veículos integrados ao coletivo de comunicação independente MIC, e estreou (com festa e tudo) trazendo logo de cara, ou melhor na capa, o Festival Calango. Veja o comunicado que a editora da revista, a jornalista Silvana Cordova postou hoje no Fórum Permanente de Cultura:

“É, nós não desistimos. A terceira edição da Revista Espectador já está no forno, não vou negar que nos deparamos com as dificuldades financeiras, o que impossibilitou a elaboração das edições anteriores. Enfim, ano novo, dificuldades novas! (risos)

Em sua terceira edição a revista trará em sua matéria de capa toda purpurina do carnaval cuiabano de 2009. E para aqueles que preferem um bom rock and roll a revista trará todas as informações do maior festival da música independente integrado na América Latina, o Grito Rock.

E como todo início de ano tem novidades, vamos falar do mais novo espaço cultural de Cuiabá, o Conexão Cultura, e também da Cooperativa de Comunicação Cultura e Arte do estado de Mato Grosso, a COCCAR, entidade que surgiu da necessidade dos coletivos e artistas de se organizarem e se institucionalizarem.

O compositor e cantor Paulo Monarco também vai marcar presença na revista através de um bate papo concedido à nossa equipe. Espectadores de plantão garantam seu exemplar solicitando-o pelo email: contato@revistaespectador.com.br e http://www.revistaespectador.com.br/"

È nozes!
Expediente
Reportagem e Edição: Fernanda Quevedo

Nenhum comentário: