17.10.08

Novas CUFA's em Mato Grosso

Mais bases de trabalhos serão articuladas ainda esse ano

Por Fernanda Quevedo





A CUFA esta crescendo! Com vistas à ampliação do processo de trabalho, CUFA MT desenvolve mais seis bases em municípios do interior do estado. Além de Barra do Garças e Sinop, projetos com foco no desenvolvimento humano de jovens das favelas Mato-grossenses, a CUFA estara em Tangará da Serra, Juara, Peixoto de Azevedo, Nossa Senhora do Livramento (Quilombo de Mata Cavalos), Campo Verde e em breve em Rondonopolis.

Conheça um pouco do perfil de cada base

Em Juara, a CUFA será coordenada por Aline Sant’ana, uma estudante de pedagogia, professora de dança e teatro, que já trabalha com projetos sociais no segmento da dança e da capoeira. Dentre os projetos iniciais, está o da “Creche de Final de Semana”, para mães solteiras que varias jornadas de trabalho.

Já em Peixoto de Azevedo, quem assume é a jovem negra Raylenne Oliveira e Gerlan Silva. O município fica a trezentos quilômetros da capital é uma das pontas de lança no debate sobre políticas culturais do estado. Raylenne esteve em Cuiabá, participando do Seminário do Plano Nacional de Políticas Culturais, onde pode também conhecer um pouco da dinâmica de trabalho da Central. Peixoto de Azevedo ja disponibilzou um blog para escoar as produções: http://www.cufapeixotodeazevedo.blogspot.com/

Em Tangará da Serra, um dos maiores municípios de Mato Grosso, a CUFA será coordenada por Bruna Wink, de vinte e dois anos, estudante de agronomia.Além de projetos de arte-educação junto a comunidade, Bruna também pretende estimular debates que promovam a conscientização de jovens das periferias de Tangará.

No Quilombo de Mata Cavalos, localizado no município de Nossa Senhora do Livramento, Terezinha Quilombola, coordenará as atividades do Projeto Pixaim, aquele que já divulgamos varias vezes aqui. Descendente de quilombolas, Terezinha é também coordenadora de uma grupo de dança de Cururu e Siriri (dança típica do estado), e membro da Federação de Cururu e Siriri, além de ser umas das poucas mulheres a dançar o Cururu (dança na qual só os homens podem dançar).

Em Campo Verde, Solivan Fonseca, receberá oficinas de planejamento e execução de projetos, para iniciar as atividades no município. A difusão do basquete de rua é um dos pontos fortes da CUFA em Campo Verde.

No segundo maior município do estado, Rondonópolis, o dialogo esta sendo fomentado com um grupo de jovens ligados a produção cultural e também ao debate sobre as políticas culturais do município.

Nenhum comentário: