28.10.08

Encontro Nacional da Cufa

Cufa's de todos os estados se encontram na capital brasileira, estabelecem parcerias e elaboram projetos sociais.

Por Fernanda Quevedo


Como já dissemos aqui, membros da Central Única das Favelas de Mato Grosso, estiveram na semana passada em Brasília, de 19 a 23 de outubro para construir junto com todas as outras bases da Central, o (mega) Projeto Pronasci/ CUFA. Os Mato-grossenses também puderam rever e conhecer pessoalmente outros cufistas, já que grande parte da articulação da organização é feita pela internet.

Durante cinco dias a Cufa se reuniu com representantes do poder público entre eles o Ministro Edson Santos, da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), e também com o Ministro Tarso Genro, do Ministério da Justiça. O desafio era construir um projeto a ser movimentado a nível nacional, que unisse ações de cidadania e de segurança pública, promovendo a auto-estima e o protagonismo da juventude favelada brasileira.

A Federação de Jovens Empresários, representada por André Scaf, e a Globo, representada pelo diretor de Jornalismo Luis Erlanger, colaboraram com explanações sobre seus respectivos trabalhos e estabelecendo parcerias com a Cufa. Marlova Noleto, da Unesco também esteve em Brasília e mencionou a Central como a organização social mais importante do país, junto com o Afroreggae (RJ).

Já Alberto Koppitike, assessor especial do Ministério da Justiça, falou sobre os movimentos sociais, e fez um paralelo da organização dos jovens das periferias com os movimentos sociais e partidos políticos que lutaram contra repressão policial na época da ditadura militar, debate essencial para a construção do projeto em questão.

O projeto foi construído a várias mãos e sotaques, sendo denominado de "Os Invisíveis". A tarefa agora é colocar o "bloco na rua", promovendo atividades sociais, parcerias com a iniciativa privada, e mobilizando outras organizações e instituições nesta empreitada. Veja quem mais esteve presente na construção desse projeto além da CUFA, no blog criado especialmente para a cobertura do encontro.

Além de construir o projeto, e debater com o poder público e privado, a Cufa, também aproveitou para debater formas de gestão e otimização dos trabalhos feitos em cada uma das vinte se sete bases onde a organização esta presente. As opiniões eram unânimes: foi um momento de aprendizado riquíssimo, e as vidas não seriam mais as mesma depois desse encontro, em especial as Cufa's mais "jovens", como as do Norte do País, que iniciaram seus trabalhos há bem pouco tempo.

Todos saíram do encontro "mais Cufa do que nunca", voltando para seus estados com novas idéias e mais motivados para realizar seus trabalhos.

Nenhum comentário: