29.7.08

Cine Periferia Criativa

Já que os jovens das periferias das grandes cidades brasileiras não têm condições ($) de ir ao cinema, o audiovisual começa a freqüentar essas áreas carentes de cultura, lazer e educação, mas ricas em linguagens e tentativas. Isso, diga-se de passagem, em todos os lugares do País.

Agora, esse movimento chegou também ao nosso quintal. Uma parceria do SESC/DF com a Central Única de Favelas do Distrito Federal (CUFA) promove o projeto Cine Periferia Criativa Itinerância, cujo objetivo maior é democratizar o acesso à produção audiovisual e incentivar a participação de produções locais.

O movimento começou no mês passado e vai até outubro. Funciona assim: de 15 em 15 dias, será realizada a apresentação de filmes nacionais para as comunidades das Regiões Administrativas do Distrito Federal. A primeira edição foi realizada no dia 12 de julho, no Jardim ABC, 27 de julhoRecanto Emas. O Cine Periferia chega em agosto em Itapuã e Ceilândia; em setembro vai para Arapoangas e Fercal; em outubro em Santa Maria e Varjão.
Os filmes, licenciados pelo SESC-DF, são exibidos das 19h às 22h, para adultos e crianças em espaços comunitários. Durante três horas, o público tem a oportunidade de assistir curtas e longas metragens com duração que varia de 8min a 1h30min. Após a exibição dos vídeos, os técnicos da CUFA e do SESC-DF abrem espaço para debates sobre os temas transversais abordados nos filmes.

No período de 11 a 25 de agosto, das 19h às 22h, na Fundação Athos Bulcão, será realizado um curso de capacitação, ministrado pelo cineasta Adirley Queiroz, em linguagem audiovisual destinado às equipes do SESC-DF e da CUFA. Haverá também um festival de clips em outubro no Teatro SESC Paulo Autran, Taguatinga Norte; e Teatro Newton Rossi, Ceilândia.

O projeto chega ao auge com o Festival de Cinema e Cultura Cine Periferia Criativa previsto para acontecer nos dias 7, 8 e 9 de novembro, das 14h às 22h, no Teatro SESC Newton Rossi, do Centro de Atividades SESC Ceilândia. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de outubro, e toda a comunidade poderá inscrever seus vídeos para serem exibidos nos dias do Festival. É necessário apenas que o tema do vídeo seja relacionado com temas ligados à periferia. A ficha de inscrição e o edital podem ser retirados no site

Nenhum comentário: