18.12.05

Agora a favela também tem o seu dia!!!

Dia da Favela



A CUFA - Central Única das Favelasé uma organização que tem como objetivo desenvolver nas comunidades projetos das mais variadas vertentes, no intuito de valorizar não só as comunidades, mas cada indivíduo que nela esteja.
Somos sabedores da importância das favelas para a história desse país, porém também somos sabedores das necessidades e dificuldades a que moradores desses locais são submetidos. Por essa e por tantas outras razões a Central Única das Favelas encerra sua campanha para a criação do "Dia da Favela" com mais de 700 mil assinaturas.
É bom lembrar que todas as assinaturas são de moradores dessas áreas. Sendo assim, a Cufa começa hoje a distribuição das assinaturas para todos os municípios do país, a fim de que essa data seja reconhecida pelo estado. Porém é importante deixar claro que se algum estado entender que a data não deve ser instituída será o reflexo de que ele não entende os anseios dessa gente - da nossa gente - e se assim o for, O DIA DA FAVELA será estará instituído do mesmo modo - e pela próprio favela.
A campanha da CUFA teve início no dia 20 de março de 2005 e se encerra hoje, dia 12 de dezembro de 2005.
O objetivo é: através de ações simbólicas reunir forças para resgatar a auto-estima e a cidadania das pessoas que nesses locais residem. Entendemos que uma data de comemoração seria um símbolo de resgate e de celebração de várias culturas que ali se manifestam e que precisam ser reconhecidas. Chegamos a data de 02 de novembro - porque não? - em pesquisa em que concluímos que entre tantas datas significativas, foi em 4 de novembro de 1900 que o estado, na pessoa de um delegado da 10a circunscrição dialogou com chefe da polícia da época – Dr. Enéas Galvão - sobre uma favela, nesse caso o Morro da Providencia, a primeira favela do Brasil. Na carta encaminhada ao prefeito do Rio de Janeiro, tanto a área geográfica quanto a comunidade nela instalada são tratadas como problema social, sanitário, policial, e até mesmo moral. Na linguagem do documento falam de "limpar" aquelas áreas. Ou seja, a primeira favela surge ao mesmo tempo em que é identificada através de estigmas que vão durar muito tempo. Daí a iniciativa de criar o Dia da Favela para promover a transformação do estigma em carisma. Preencher de positividade o significado da palavra irá preencher de possibilidades a auto estima dessa população.
Portanto, o dia 04 de novembro passa a ser um novo dia. O DIA DA FAVELA.
CUFA - Central Única das Favelas - do Brasil.

2 comentários:

Anônimo disse...

Deve tomar cuidado com o significado que essa lei terá ou já tem ao povo tanto da favela como os de fora dela.
Essa lei deve ser para a superação de preconceitos,e não uma exaltação a favela e acomodação a partir da aceitação da realidade atual.
O ideal é que toda favela deixe de existir, não através de uma demolição ou retirada dos moradores, mas sim a partir da tranformação total dessa realidade tornando o local bairro, planejado e estruturado. Ou então em outro local desenvolver um bairro para as pesoas da favela, já que muitos locais não são para ser habitados como, por exemplo, areas de mananciais.

Lourdes Zunino disse...

Favela tem conotação negativa, mas isso pode mudar. Nada como o tempo. Pode mudar para carisma, é só querer. Juntar muita gente que queira.
Moro no Rio, e com as Unidades Pacificadoras,urbanização e cooperação, as favelas tendem a virar bairros. Desocupando áreas de risco e mananciais claro. A classe média, pressionada pela bolha imobiliária, vai subir e curtir a vista privilegiada de nossa cidade. E o estigma vai virar carisma.