28.7.05

Entrevista com Linha Dura da Cufa Cuiabá


"Acho que as artes tem que vir com um cunho social e politico, por que precisamos de uma reforma politica"



Espaço Cubo-Quais são os planos da Cufa/Cuiaba para o futuro próximo? Como estão sendo os trabalhos de vcs aqui em cuiaba?
Linha Dura- Bom potencializar nossos 7 projetos que já estão em andamento, nosso trabalho nunca se fechou somente no hip hop, acho que nossa responsabilidade é maior do que isso, nem só dos elementos do hip hop viverá o homem, mais o hip hop da cufa que se chama (frente Brasileira do hip hop) que direciona todos os nossos trabalhos. Nossa trabalho é feito em cima de multiplicação em cada projeto queremos construir novas células e assim vai indo cada um sendo dono seu destino. :
Espaço Cubo- Como vocês cheagram nessa formula de trabalho? As CUFAS de todo o país trabalham dessa forma? Ha quanto tempo a Cufa Cuiaba ja esta na ativa?
Linha Dura -No site da cufa do rio de janeiro eles deram pra gente somente um norte, tipo essa é a linha geral, mais sabemos que em cada lugar é uma realidade cada bairro ou favela tem um tipo de produção e na maioria das vezes a periferia praticamente é igual, a formula foi natural, nos organizamos e agora o governo ta vendo que somos realmente uma organização e tem que nos ouvir, agora achamos que é a lógica do bagulho, por exemplo tem projeto do governo que não tem nada a vê com a periferia, mais dentro da periferia tem pessoas que se reúne pra fazer um samba de roda, pra curtir um rap, tem cara da comunidade que toca violão, outros fazem teatro, e a cufa praticamente chega na troca de idéia pra organizar, potencializar e assim vai indo, quando derrepente o que era só uma diversão, acabavirando algo profissional, o grupo de break por exemplo hj tem van indo buscar os caras pra se apresentar, a molecada tem salário pra dar aula, antes os caras treinavam e só. Só que achamos que isso tem que permanecer no domínio deles, e não ganço vim querer atravessar por que é na história os zóio grande chega e acaba tomando de asssalto o que é nosso. Mas a cufa ta esperta e sabe que quem tem que falar da comunidade é a própria comunidade.As Cufas tem sua liberdade pra fazer seus trabalhos cada uma é independente, mais sobre o discuso de legitimidade sim é tudo igual, mais projetos não. Nós começamos com o nome CUFA EM Abril de 2004.Espaço Cubo- E a parceria com o Espaço Cubo e o Festival Calango? Como entra isso nessa historia toda? e quando começaram a atuar em conjunto?
Linha Dura -Quando começamos atuar em conjunto eu já não lembro por que antes da CUFA já éramos parceiros, Acompanhei uma edição do calango e agora vou pra Segunda que mudou um pouco sua cara, e acho que pra melhor e assim que tem que ser sempre EVOLUÇÃO, o Espaço Cubo mudou muita coisa por aqui nessa capital e no estado, e sua caminhada refletiu no hip hop também, fez muitos pessoas que estavam adormecida acordar e agir, e acho que por isso que estamos junto por que temos essa pegada também. E acredito que mais coisas vão vim por ai, em conjunto vamos colocar Cuiabá no mapa como um verdadeiro ESTADO QUENTE DAS ARTES
Espaço Cubo-E a tenda da Cufa no Festival Calango, como vocês pretendem fazer? Vai rolar atrações ligadas aos 4 elementso do Hip=Hop? Vem galera do interior?
Linha Dura - Estamos querendo fazer um forum para discutirmos a questão racial no nosso estado, VAMOS LEVAR A CORDENAÇÃO DO FORUM DE ENTIDADES NEGRAS, iamos marcar uma batalha de break entre varzea grande e Cuiabá, mais não sei se vai ser possivel, pelo espaço fisico, acho que o chão não vai permitir os b.boys fazerem o racha, O Interior confirmou quando era na data anterior agora acho que eles não vão poder vim to aguardando respostas, Mas vai Ter show de rap com a gurizada daqui, e exposição do grafite, quem quiser pegar uma aula de dj o Dj taba vai estar lá e vamos estar a disposição.
Espaço Cubo- Você assumiu recentemente um Cargo de gerencia na secretaria de segurança e cidadania. Fale um pouco sobre essa nova empreitada!! Como é ser governo?
Linha Dura -Hahahahaha como é seu governo é até estranho pra mim e quando as pessoas falam isso eu caio na risada por que não consegui ainda me ver no governo. E como governo. O que aconteceu foi o seguinte o Wilson Santos foi na Base da Cufa que fica no Praeirinho e lá ele viu que o bagulho é sério e pediu pra mim ser representante da cufa dentro da secretaria de defesa e cidadania, no começo não gostei da idéia mais na troca de idéia com a comunidade eles viram que é uma oportunidade para que a comunidade tenha acesso a alguns projetos, o quie gosto de falar os legítimos, pois eu conheço pessoas de todas as areas da arte e acho que a arte é uma ferramenta de transformação foda. Acredito que se tiver aulas por exemplo de musica nos bairros muita violência na comunidade ia ser sanada, e assim por por diante. Na area do Esporte implantar esporte que são marginalizados como skate, como o basquete de rua que ta chegando a tona agora, mais acho que essas artes tem que vim com um cunho social e politico, por que precisamos de uma reforma politica, do jeito que esta sendo governado o brasil esta provado que não da certo, eu acredito na verdade no governo pararelo, mais acho que é uma oportunidade de minarmos e levar os projeto que realmente a periferia quer, então irmão eu sou comunidade não sou governo to só de passagem se eu ver que o barato não ta chegando na perifa eu saio fora, não vou me EMBRIAGAR NO SUCESSO como dizemos na quebrada. Tem muita coisa a fazer e vcs do Espaço Cubo ta ligado que tamu junto e vamos pra cima fui um escolhido mas o bagulho é nosso, é do povo, mais lembram de uma coisa tem que ser em primeiro lugar por amor e depois por dinheiro, por que o dinheiro é a solução, mas não chega pra nóis por que o governo geralmente não tem amor, vamos ver se esse de cuiabá vai Ter. O tempo que é o Rei e nos dirá.

2 comentários:

Anônimo disse...

Cade aquele petista ativo...a grana lhe corrompeu. hoje em dia faz parte de uma gestão neo-liberalista!!!
quem te viu quem te vê....Linha Dura o cara que sempre muda de postura

Anônimo disse...

Kkkkkkkkkkkkk o cara q sempre muda d postura